Segurança do trabalho
Sobre
O trabalho realizado pela equipe de Segurança do Trabalho faz com que seja possível não apenas prevenir doenças e acidentes provenientes do trabalho (seja pelo espaço de trabalho ou por conta da atividade realizada), mas também determinar e auxiliar a implantar os programas de cuidados necessários. Isso faz com que a integridade e qualidade de vida dos funcionários seja garantida e não haja prejuízos para seu bem-estar e consequentemente, para a empresa.
Apenas na última década foram registrados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, segundo levantamento realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Sendo assim, o trabalho conjunto da Medicina Ocupacional e da Segurança do Trabalho é essencial para uma boa qualidade de vida e do serviço prestado pelo funcionário.
Qual a diferença entre Medicina Ocupacional e a Segurança do Trabalho?
Ambas prezam pela integridade e bem-estar dos funcionários, mas possuem diferenças. Enquanto o serviço de Medicina Ocupacional está ligado ao cuidado com a saúde do colaborador através de exames e cuidados regulares, a Segurança do Trabalho possui maior enfoque na prevenção de acidentes e avaliações de condições de trabalho.
É comum a atuação de profissionais para garantia da segurança do trabalho, principalmente quando os trabalhos desenvolvidos são considerados perigosos e/ou insalubres.
A importância de uma equipe especializada
Apesar de a Medicina Ocupacional ocupar grande parte dos cuidados médicos ligados ao ambiente de trabalho, a presença desses profissionais é um diferencial importante na Segurança do Trabalho.
Isso porque os profissionais dessa área garantem que haverá uma interseccionalidade com os cuidados do ambiente do trabalho e as necessidades físicas e mentais do colaborador. Sendo assim, não é apenas uma questão técnica de cuidado, mas de saber identificar o que é melhor para garantia do bem-estar de quem irá desenvolver determinado trabalho.
Entre os serviços prestados pela MEDSAFE, estão: